top of page

Mundo Vuca - O mundo mudou! Você percebeu?

Sabe aquela sensação de que tudo muda a todo momento?


É claro que você sabe! E se já tínhamos esta sensação, nas últimas semanas isso se tornou mais real ainda para cada um de nós, principalmente nós que atuamos na área da saúde. Tudo se tornou incerto do dia pra noite.


Bom, existe um conceito que designa toda esta situação de mudança e já vem sendo difundido há muito tempo.


Esse termo é Mundo VUCA.


Surgiu no final do século passado, no período pós Guerra-Fria para descrever as mudanças e incertezas da situação mundial. Com a crise de 2008 este termo passou a ser utilizado no mundo dos negócios em virtude da falta de previsibilidade que as empresas passaram a enfrentar a partir de então e, hoje, um dos principais fatores que expressa em si o termo VUCA, é a tecnologia.


Mas vamos ver o que significa Mundo VUCA:


V = Volátil (Volatility)

O mundo muda o tempo todo e precisamos ter criatividade para encontrar novos padrões e novas soluções e resiliência para enfrentarmos estas mudanças


U = Incerto (Uncertainty)

Cada vez é mais difícil fazer previsões. Ter “certezas” irrevogáveis na mente só impede a percepção das novas realidades. É necessário flexibilidade e habilidade para enfrentar o imprevisto


C = Complexo (Complexity)

Tudo está conectado e, cada vez mais, somos dependentes de tecnologia e de pessoas. Isso requer colaboração e interdisciplinaridade


A = Ambíguo (Ambiguity)

Significa que não existe resposta precisa para tudo. A realidade agora é mais turva, com a transformação intensa dos significados diante de novas circunstâncias. Decidir em um mundo ambíguo é um incrível ato de coragem.


Uma boa gestão torna-se, portanto, um grande desafio, pois estamos diante de um mundo dinâmico, onde prever cenários tem-se tornado cada vez mais difícil. Além disso, a velocidade com que as mudanças acontecem exige que as empresas tenham que buscar soluções de forma ágil e inovadora. Assim, abre-se uma oportunidade para a cultura do intraempreendedorismo, de modo que a criatividade das equipes auxilie nos bons resultados dos negócios.


Quais as habilidades o profissional precisa ter para entender esse novo cenário?

Quem quiser compreender este novo cenário não tem escolha: precisa estar preparado para o Mundo VUCA. Dessa maneira, é importante desenvolver algumas habilidades e competências.

Liderança por propósitos

Saber liderar por propósito é tomar decisões que estejam plenamente de acordo com as estratégias já estabelecidas para a empresa. A liderança por propósito engaja e motiva a equipe, que passa a ver com clareza quais são os propósitos, objetivos e resultados esperados.

Resiliência

Em um cenário tão complexo e cheio de mudanças, é importante que o profissional consiga trabalhar em meio a tantas pressões e incertezas. Neste ponto, a resiliência é importante para que o profissional saiba desenvolver uma postura positiva e passe a enxergar na crise as oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Visão estratégica

Os profissionais precisam estar atentos a este novo cenário, analisando as possibilidades e os desafios e riscos do seu negócio para então, traçar estratégias inovadoras para se manter ou até ganhar novas fatias mercado.

Pensamento crítico

O pensamento crítico vai ajudar o profissional a tomar as melhores decisões. É importante que o profissional saiba analisar e questionar a realidade, olhando-a por outros aspectos, por outros ângulos, por novas perspectivas para, então, tomar decisões que são melhores adequadas ao seu negócio.

Trabalho em equipe

Como estamos lidando com um universo em constante transformação, é preciso saber unir pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Por isso, é importante saber trabalhar em equipe e se comunicar bem, expondo de modo claro as suas ideias e também sabendo escutar o outro.

Bom, a partir destes conceitos e da análise de todas estas características, nós percebemos que o profissional, neste mundo, neste cenário de tantas transformações e tantas mudanças, precisa estudar, se qualificar não apenas nos conceitos e nas questões técnicas da sua área de atuação mas, principalmente, nestas áreas tão subjetivas como estas habilidades que acabamos de citar.

Então busque a sua formação, o seu desenvolvimento não só profissional, mas pessoal também. Certamente você conseguirá navegar por esse cenário de uma forma muito mais tranquila em meio a tanta pressão e incertezas.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page