top of page

Momento crítico abriu a oportunidade para o crescimento!

Como a consultoria estabeleceu novos rumos para uma clínica de fisioterapia em Florianópolis


Empreender no segmento de saúde é um desafio para os profissionais que dedicam suas carreiras aos cuidados e prevenção das doenças. Enquanto se sentem preparados tecnicamente para atuar em suas especialidades muitos fisioterapeutas, dentistas, médicos, fonoaudiólogos e tantos outros profissionais da saúde desejam começar um negócio próprio, porém sentem que a falta de conhecimento gerencial com foco em resultados, métodos e ferramentas administrativas e melhores práticas em gestão, impacta na sustentabilidade de seus empreendimentos.


Essa foi a realidade da Reabilitar Núcleo de Fisioterapia, empresa formada há 20 anos por fisioterapeutas que prestam serviço na área hospitalar em Florianópolis, SC.


As quatro sócias da empresa atuavam com excelência no atendimento aos pacientes, mas a falta de processos que permitissem otimizar a operação e conhecer os números de seu negócio tornou a dúvida em relação à saúde financeira da clínica insustentável.

Identificação do problema

“Estava muito preocupada com a empresa, as informações que recebia não eram claras para identificar as despesas e receitas, tinha dificuldade de entender se a empresa estava tendo lucro e se era possível ser sustentável em nosso segmento", conta a sócia Isabel Cristina Campos.

Foi quando conheceu a proposta de consultoria da SOLUZE Gestão em Saúde que Isabel reuniu as outras sócias para uma conversa definitiva. Começar o trabalho orientado pela consultoria era fundamental para a continuidade do negócio, e em outubro de 2016 as mudanças começaram.

“A crise trouxe a solução”, com essa reflexão a sócia Patsy Balconi Mandelli lembra do começo da parceria entre a Reabilitar e a SOLUZE Gestão em Saúde.

“Nossa maior dificuldade era colocar no papel de maneira formal e estruturada nossas intenções e ações. A gente tinha os indicadores na cabeça, sabia que precisava fazer controle financeiro, dados de demanda, taxa de ocupação, porém materializar tudo isso não era nossa habilidade. Faltavam ferramentas de gestão e de processos, até pensamos que estávamos conseguindo comparar resultados, mas na verdade não”.

Gestão com Solução


Foi quando outras situações, além da dificuldade financeira, incentivaram as quatro sócias a tomarem uma decisão. Elas recordam que todas estavam dispostas a mudar aquela realidade e com a proposta apresentada pela consultoria viram a possibilidade de se reerguer.

O começo do trabalho, embora muito aguardado, sempre gera um desconforto. A mudança da cultura organizacional e a implementação de ações de maneira produtiva leva algum tempo até ser incorporada, mas hoje, após concluir o primeiro ano de parceria, os resultados são visíveis e comemorados.

“Um dos principais resultados da consultoria, além do crescimento financeiro, foi mostrar o valor que cada uma das sócias têm. Nossas diferenças revelam qualidades e características que a consultoria ensinou a aplicar em funções e papéis distintos na administração e gestão de forma complementar. Assim, tornamos nossa empresa mais forte e contribuímos para o crescimento do nosso negócio”, destaca a sócia da clínica, Audria Beretta.

Crescimento financeiro e planejamento

"Após iniciar as boas práticas de gestão, a reestruturação de processos que são responsáveis por aumentar a produtividade, a confiabilidade e também reduzir custos, a Reabilitar recuperou as perdas acumuladas e ainda obteve um crescimento financeiro de 21%", explica Raquel Peralta, consultora especialista em Gestão de empresas de Saúde.

Desde o começo de 2018 a Reabilitar está implantando, orientada pela consultoria, a cultura de medição e gestão de desempenho, conduzindo à análise e à elaboração de projetos e planos de ação que assegurem os resultados. “Para o próximo ano novos desafios serão lançados, dando continuidade ao processo de melhoria contínua e consolidando a cultura criativa e de inovação”, completa a consultora Raquel.

Parceria duradoura


Outra realidade que os negócios da área de saúde enfrentam em comum é a estrutura enxuta em suas empresas. Nem todos empreendedores possuem uma equipe com diversos profissionais e diferentes gestores, a falta de ferramentas e o direcionamento correto também marcam a dificuldade em gerenciar o próprio negócio.

“A consultoria em saúde dá ao profissional a liberdade e a capacidade de conhecer e se apropriar do seu negócio. Ganhamos mais confiança, para falar sobre nossa empresa e isso resulta em trabalho clínico de maior qualidade. Por isso, não vejo motivos para interromper a parceria com a consultoria, é um trabalho contínuo que não dura apenas um ano”, pontua Patsy.

A Reabilitar é um case de sucesso da SOLUZE Gestão em Saúde por se mostrar interessada em transformar a realidade do negócio. As sócias identificaram a necessidade de uma ajuda externa e isso resultou não apenas no crescimento da empresa, antes disso garantiu a sobrevida do negócio.

Como está a saúde da sua clínica ou consultório? Se você identificou pontos em comum, essa pode ser a hora de iniciar um projeto de consultoria. Estamos à disposição para criar um projeto personalizado às necessidades do seu negócio. Fale com a gente e conheça nossa proposta de solução que tem como objetivo agregar valor ao seu negócio e conquistar resultados para você também.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page