top of page

Dashboard - A saúde de sua clínica em um painel!

Entenda os dados de sua clínica ou consultório e passe a explorá-los!

Uma imagem vale mais que mil palavras!


Em se tratando de análise de dados, nunca uma afirmação foi tão verdadeira.

* Dashboard desenvolvido por nossa equipe para acompanhamento de Objetivos Alcançados em Tratamentos

Resumindo a definição de Stephen Few, “dashboard is a visual display of the most importante information...” – dashboard é uma representação visual das informações mais importantes.

A cada minuto são gerados quantidades infindáveis de dados nos consultórios e clínicas que, em um grande número de casos, sequer são analisados. Não por falta de interesse nos mesmos, mas pela dificuldade de associá-los e agrupá-los em blocos úteis de informação.

Dados por si só não representam nada. Eles precisam ser convertidos em informação útil, preventiva e estratégica ou seja, a necessidade de analisar dados e convertê-los em informação tem sido uma das principais tarefas dos gestores da área de saúde.


* Dashboard desenvolvido por nossa equipe para acompanhamento de Indicadores Financeiros


Tal qual a anamnese levanta dados diversos a cerca de um paciente para formular um diagnóstico, os dados de uma empresa da área de saúde precisam ser avaliados em conjunto para que, através da associação dos mesmos, seja possível acompanhar o desempenho da empresa e tomar as medidas necessárias para garantir a sustentabilidade.

E neste cenário surge o Dashboard não como uma ferramenta, mas como um conceito de apresentação de dados de forma concisa, clara, e coerente pois através dele os dados compilados de diversas áreas serão conectados associados para se ter um único painel demonstrando os números mais importantes e as suas correlações com outras informações empresariais.

Para gerar um Dashboard podem ser usadas diversas ferramentas, desde as mais simples baseadas em planilhas de dados, passando por sistemas on-line que leem bases de dados importadas, até complexos sistemas de BI conectados aos bancos de dados das empresas.

*Dashboard desenvolvido por nossa equipe para acompanhamento da Aplicação da Escala MRC



As principais características de um Dashboard sâo:

  • Apresentação das informações em um único painel;

  • As informações estão correlacionadas e associadas;

  • Através de filtros é possível alterar os parâmetros como período, tipo de procedimento, paciente, especialidade e outros;

  • Realizar manipulação e associação entre os dados para personalizar como as informações serão exibidas: atendimentos X mês; faturamento X ano; atendimentos X ano X paciente X especialidade;

  • O Dashboard permite o acompanhamento de índices definidos e a rápida tomada de decisão para ajustes estratégicos;

  • Hoje, com a tecnologia mobile os gestores podem acompanhar a performance de suas clínicas ou consultórios tanto em seus computadores quanto em seus tablets ou celulares.

Para um resultado efetivo e satisfatório deve haver um planejamento detalhado dos mais importantes dados existentes na empresa e um profundo estudo para a conexão dos mesmos para então se passar ao design dos painéis definindo a sua configuração final como filtros a serem usados e informações a serem apresentadas.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page